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Acentuação Gráfica e pontuação

A acentuação gráfica consiste na colocação de acento ortográfico para indicar a pronúncia de uma vogal ou marcar a sílaba tônica de uma palavra. Os nomes dos acentos gráficos da língua portuguesa são:

  • acento agudo (´)
  • acento grave (`)
  • acento circunflexo (^)

Os acentos gráficos são elementos essenciais que estabelecem, por meio de regras, a sonoridade/intensidade das sílabas das palavras.

Acentuação das palavras oxítonas

As palavras oxítonas são aquelas em que a última sílaba é tônica (mais forte). Elas podem ser acentuadas com o acento agudo e com o acento circunflexo.

Oxítonas que recebem acento agudo

Regras de acentuação gráficaExemplos de palavras com acento
Recebem acento agudo as palavras oxítonas terminadas em vogais tônicas abertas -a, -e ou -o seguidas ou não de -s.está, estás, já, olá; até, é, és, olé, pontapé(s); vó(s), dominó(s), paletó(s), só(s)
No caso de palavras derivadas do francês e terminadas com a vogal -e, são admitidos tanto o acento agudo quanto o circunflexo.

bebé ou bebê; bidé ou bidê; canapé ou canapê; croché ou crochê; matiné ou matinê

Quando conjugadas com os pronomes -lo(s) ou -la(s) terminando com a vogal tônica aberta -a após a perda do -r, -s, ou -z.adorá-lo (de adorar + lo) ou adorá-los (de adorar + los); fá-lo (de faz + lo) ou fá-los (de faz + los)
dá-la (de dar + la) ou dá-las (de dar + las)
Recebem acento as palavras oxítonas com mais de uma sílaba terminadas no ditongo nasal grafado -em e -ens.acém, detém, deténs, entretém, entreténs, harém, haréns, porém, provém, provéns, também
São acentuadas as palavras oxítonas com os ditongos abertos grafados -éu, éi ou -ói, seguidos ou não de -s.anéis, batéis, fiéis, papéis, chapéu(s), ilhéu(s), véu(s); herói(s), remói

Obs.: há exceção nas formas da terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos derivados de “ter” e “vir”. Nesse caso, elas recebem acento circunflexo (retêm, sustêm; advêm, provêm).

Oxítonas que recebem acento circunflexo

Regras de acentuação gráficaExemplos de palavras com acento
São acentuadas as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas fechadas grafadas -e ou -o, seguidas ou não de -s.cortês, dê, dês (de dar), lê, lês (de ler), português, você(s); avô(s), pôs (de pôr), robô(s)
As formas verbais oxítonas, quando conjugadas com os pronomes clíticos -lo(s) ou -la(s) terminadas com as vogais tônicas fechadas -e ou -o após a perda da consoantes final -r, -s ou -z, são acentuadas.detê -lo(s); fazê -la(s); vê -la(s); compô-la(s); repô-la(s); pô-la(s)

 

Obs.: usa-se, ainda, o acento circunflexo para diferenciar a forma verbal “pôr” da preposição “por”.

Acentuação das palavras paroxítonas

As palavras paroxítonas são aquelas em que a penúltima sílaba é tônica (mais forte).

Paroxítonas que recebem acento agudo

Regras de acentuação gráficaExemplos de palavras com acento
Recebem acento agudo as paroxítonas que apresentam, na sílaba tônica, as vogais abertas grafadas -a, -e, -o, -i e -u e que terminam em -l, -n, -r, -x e -s, e algumas formas do plural, que passam a proparoxítonas.

dócil, dóceis; fóssil, fósseis; réptil, répteis; córtex, córtices; tórax; líquen, líquenes; ímpar, ímpares

É admitida dupla grafia em alguns casos.

fêmur e fémur; ónix e ônix; pónei e pônei; ténis e tênis; bónus e bônus; ónus e ônus; tónus e tônus

Palavras paroxítonas que apresentam, na sílaba tônica, as vogais abertas grafadas -a, -e, -i, -o e -u, e que terminam em -ã, -ão, -ei, -um ou -uns são acentuadas nas formas singular e plural das palavras.

órfã, órfãs; órfão, órfãos; órgão, órgãos; sótão, sótãos; jóquei, jóqueis; fáceis, fácil; bílis, íris, júri, oásis, álbum, fórum, húmus e vírus

Obs.: não se acentuam graficamente os ditongos representados por -ei e -oi da sílaba tônica das paroxítonas:

assembleia, boleia, ideia, onomatopeico, proteico, alcaloide, apoio (do verbo apoiar), tal como apoio (substantivo), boia, heroico, jiboia, moina, paranoico, zoina.

Exemplos de palavras paroxítonas não acentuadas: enjoo, grave, homem, mesa, Tejo, vejo, velho, voo, avanço, floresta; abençoo, angolano, brasileiro, descobrimento, graficamente e moçambicano.

Paroxítonas e o uso do acento circunflexo

Regras de acentuação gráficaExemplos de palavras com acento
Palavras paroxítonas que contêm, na sílaba tônica, as vogais fechadas com a grafia -a, -e e -o, e que terminam em -l, -n, -r ou -x, assim como as respetivas formas do plural, algumas das quais se tornam proparoxítonas.

cônsul, cônsules; têxtil, têxteis; plâncton, plânctons

Também recebem acento circunflexo as palavras que contêm, na sílaba tônica, vogais fechadas com a grafia -a, -e e -o, e que terminam em -ão(s), -eis ou -us.Estêvão, zângão, escrevêsseis, ânus
São grafadas com acento circunflexo as formas dos verbos “ter” e “vir”, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo (“têm” e “vêm”). O mesmo é aplicado algumas formas verbais derivadas.abstêm, advêm, contêm, convêm, desconvêm, detêm, entretêm, intervêm, mantêm, obtêm, provêm, sobrevêm
Não é usado o acento circunflexo nas palavras paroxítonas que contêm um tônico oral fechado em hiato com terminação -em, da terceira pessoa do plural do presente do indicativo.creem, deem, descreem, desdeem, leem, preveem, redeem, releem, reveem, veem
Não é usado o acento circunflexo com objetivo de assinalar a vogal tônica fechada na grafia das palavras paroxítonas.

enjoo – substantivo e flexão de enjoar
povoo – flexão de povoar
voo – substantivo e flexão de voar

Não são usados os acentos circunflexo e agudo para distinguir as palavras paroxítonas quando têm a vogal tônica aberta ou fechada em palavras homógrafas de palavras proclíticas no singular e plural.

para – flexão de parar.
pela/pelo – preposição de pela, quando substantivo de pelar.
pelo – substantivo de per + lo.
polo – combinação de per + lo e na combinação de por + lo

 

Fique Atento!

O acento circunflexo é obrigatório na palavra pôde na terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Isso acontece para distingui-la da forma verbal correspondente do presente do indicativo: pode.

O acento circunflexo é facultativo no verbo demos, conjugado na primeira pessoa do presente do indicativo. Isso ocorre para estabelecer distinção da forma correspondente no pretérito perfeito do indicativo: demos.

Também é facultativo o uso de acento circunflexo no substantivo fôrma como distinção do verbo formar na segunda pessoa do singular imperativo: forma.

Vogais tônicas

Regras de acentuação gráficaExemplos de palavras com acento
As vogais tônicas grafadas (i) e (u) das palavras oxítonas e paroxítonas recebem acento quando são antecedidas de uma vogal com a qual não formam ditongo e desde que não constituam sílaba com a consoante seguinte.Adaís – plural de Adail, aí, atraí (de atrair), baú, caís (de cair), Esaú, jacuí, Luís, país, alaúde, amiúde, Araújo, Ataíde, atraíam (de atrair), atraísse (id.), baía, balaústre, cafeína, ciúme, egoísmo, faísca, faúlha, graúdo, influíste (de influir), juízes, Luísa, miúdo, paraíso, raízes, recaída, ruína, saída e sanduíche
Recebem acento agudo as vogais tônicas grafadas com -i e -u, quando precedidas de ditongo na posição final ou seguidas de -s.Piauí
teiú – teiús
tuiuiú – tuiuiús
Recebe acento agudo a vogal tônica grafada -i das palavras oxítonas terminadas em -r dos verbos terminados em -air e -uir, quando combinadas com -lo(s), -la(s) considerando a assimilação e perda do -r nas palavras.

atraí-lo(s), atraí-lo(s) –ia, possuí-la(s), possuí-la(s)-ia – de possuir-la(s)-ia

As vogais tônicas grafadas (i) e (u) das palavras oxítonas e paroxítonas não recebem acento quando são antecedidas de uma vogal com a qual não formam ditongo, e desde que não constituam sílaba com a consoante seguinte nos casos de -nh, -l, -m, -n, -r e -z.

bainha, moinho, rainha, Adail, Coimbra, ruim, ainda, constituinte, oriundo, ruins, triunfo, atrair,influir, influirmos, juiz e raiz

Não recebem acento agudo as vogais tônicas das palavras paroxítonas nas formas rizotônicas de alguns verbos.

arguir, redarguir, aguar, apaniguar, apaziguar, apropinquar, averiguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir

Não recebem acento agudo os ditongos tônicos grafados -iu e -ui, quando precedidos de vogal.

distraiu; instruiu

Não é utilizado acento agudo nas vogais tônicas grafadas em -i e -u das palavras paroxítonas quando precedidas de ditongo.baiuca; boiuno; cheinho; sainha

 

Acentuação das palavras proparoxítonas

As palavras proparoxítonas são aquelas em que a antepenúltima sílaba é a tônica (mais forte), sendo que todas são acentuadas.

Proparoxítonas que recebem acento agudo

Regras de acentuação gráficaExemplos de palavras com acento
Recebem acento agudo as palavras proparoxítonas que apresentam na sílaba tônica as vogais abertas grafadas -a, -e, -i, -o e -u começando com ditongo oral ou vogal aberta.árabe, cáustico, Cleópatra, esquálido, exército, hidráulico, líquido, míope, músico, plástico, prosélito, público, rústico, tétrico, último
Recebem acento agudo as palavras proparoxítonas aparentes quando apresentam na sílaba tônica as vogais abertas grafadas -a, -e, -i, -o e -u ou ditongo oral começado por vogal aberta, e que terminam por sequências vocálicas pós-tônicas praticamente consideradas como ditongos crescentes -ea, -eo, -ia, -ie, -io, -oa, -ua e -uo).Álea, náusea; etéreo, níveo; enciclopédia, glória; barbárie, série; lírio, prélio; mágoa, nódoa; exígua; exíguo, vácuo

Proparoxítonas que recebem acento circunflexo

Regras de acentuação gráficaExemplos de palavras com acento
Recebem acento circunflexo as palavras proparoxítonas que apresentam na sílaba tônica vogal fechada ou ditongo com a vogal básica fechada e as chamadas proparoxítonas aparentes.anacreôntico, cânfora, cômputo, devêramos (de dever), dinâmico, êmbolo, excêntrico, fôssemos (de ser e ir), Grândola, hermenêutica, lâmpada, lôbrego, nêspera, plêiade, sôfrego, sonâmbulo, trôpego. Amêndoa, argênteo, côdea, Islândia, Mântua e serôdio
Recebem acento circunflexo as palavras proparoxítonas, reais ou aparentes, quando as vogais tônicas são grafadas e/ou estão em final de sílaba e são seguidas das consoantes nasais grafadas -m ou -n obedecendo ao timbre.acadêmico, anatômico, cênico, cômodo, fenômeno, gênero, topônimo, Amazônia, Antônio, blasfêmia, fêmea, gêmeo, gênio e tênue

Atenção!

Palavras derivadas de advérbios ou adjetivos não são acentuadas

Exemplos:

  • Avidamente – de ávido
  • Debilmente – de débil
  • Facilmente – de fácil
  • Habilmente – de hábil
  • Ingenuamente – de ingênuo
  • Lucidamente – de lúcido
  • Somente – de só
  • Unicamente – de único
  • Candidamente – cândido
  • Dinamicamente – de dinâmico
  • Espontaneamente – de espontâneo
  • Romanticamente – de romântico

Sinais de Pontuação

Sinais de Pontuação são sinais gráficos que contribuem para a coerência e a coesão de textos, bem como têm a função de desempenhar questões de ordem estilística.

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (…), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

Ponto (.)

O ponto, ou ponto final, é utilizado para terminar a ideia ou discurso e indicar o final de um período. O ponto é, ainda, utilizado nas abreviações.

Exemplos do uso de ponto final:

  • Acordei e logo pensei nela e na discussão que tivemos. Depois, saí para trabalhar e resolvi ligar e pedir perdão.
  • O filme recebeu várias indicações para o Oscar.
  • Esse acontecimento remonta ao ano 300 a.C., segundo afirmam os nossos historiadores.
  • Sr. João, lamentamos informar que o seu voo foi cancelado.

Vírgula (,)

A vírgula indica uma pausa no discurso. Sua utilização é tão importante que pode mudar o significado quando não utilizada ou utilizada de modo incorreto. A vírgula também serve para separar termos com a mesma função sintática, bem como para separar o aposto e o vocativo.

Exemplos do uso de vírgula:

  • Vou precisar de farinha, ovos, leite e açúcar.
  • Rose Maria, apresentadora do programa da manhã, falou sobre as receitas vegetarianas. (aposto)
  • Desta maneira, Maria, não posso mais acreditar em você. (vocativo)

Ponto e Vírgula (;)

O ponto e vírgula serve para separar várias orações dentro de uma mesma frase e para separar uma relação de elementos.

É um sinal que muitas vezes gera confusão nos leitores, já que ora representa uma pausa mais longa que a vírgula e ora mais breve que o ponto.

Exemplos do uso de ponto e vírgula:

  • Os empregados, que ganham pouco, reclamam; os patrões, que não lucram, reclamam igualmente.
  • Joaquim celebrou seu aniversário na praia; não gosta do frio e nem das montanhas.
  • Os conteúdos da prova são: Geografia; História; Português.

Dois Pontos (:)

Esse sinal gráfico é utilizado antes de uma explicação, para introduzir uma fala ou para iniciar uma enumeração.

Exemplos do uso de dois pontos:

  • Na matemática, as quatro operações essenciais são: adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • Joana explicou: — Não devemos pisar na grama do parque.
  • Descobri onde estava o livro: na mochila.

Ponto de Exclamação (!)

O ponto de exclamação é utilizado para exclamar. Assim, é colocado em frases que denotam sentimentos como surpresa, desejo, susto, ordem, entusiasmo, espanto.

Exemplos do uso de ponto de exclamação:

  • Que horror!
  • Ganhei!
  • Quieto!

Ponto de Interrogação (?)

O ponto de interrogação é utilizado para interrogar, perguntar. Utiliza-se no final das frases diretas ou indiretas-livre.

Exemplos do uso de ponto de interrogação:

  • Quer ir ao cinema comigo?
  • Será que eles preferem jornais ou revistas?
  • Entendeu?

Reticências (…)

As reticências servem para suprimir palavras, textos ou até mesmo indicar que o sentido vai muito mais além do que está expresso na frase.

Exemplos do uso de reticências:

  • Ana gosta de comprar sapatos, bolsas, calças…
  • Não sei… Preciso pensar no assunto.
  • “A vida é uma tempestade (…) Um dia você está tomando sol e no dia seguinte o mar te lança contra as rochas.” (O Conde de Monte Cristo, Alexandre Dumas)

Aspas (” “)

É utilizado para enfatizar palavras ou expressões, bem como é usada para delimitar citações de obras.

Exemplos do uso de aspas:

  • Satisfeito com o resultado do vestibular, se sentia “o bom”.
  • Brás Cubas dedica suas memórias a um verme: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas.”
  • É simplesmente “inacreditável” o que aconteceu.

Parênteses ( ( ) )

Os parênteses são utilizados para isolar explicações ou acrescentar informação acessória.

Exemplos do uso de parênteses:

  • O funcionário (o mais mal-humorado que já vi) fez a troca dos artigos.
  • Cheguei à casa cansada, jantei (um sanduíche e um suco) e adormeci no sofá.
  • Saiu às pressas (como sempre) e esqueceu o lanche na cozinha.

Travessão (—)

O Travessão é utilizado no início de frases diretas para indicar os diálogos do texto bem como para substituir os parênteses ou dupla vírgula.

Exemplos:

  • Muito descontrolada, Paula gritou com o marido: — Por favor, não faça isso agora, pois teremos problemas mais tarde.
  • Perguntei: — Onde é o ponto de ônibus?
  • Maria – funcionária da prefeitura – aconselhou-me que fizesse assim.

Exercícios de sinais de pontuação

O texto abaixo precisa de pontuação. Pontue-o adequadamente.

Acordei às oito e pouco da manhã atrasada como sempre e peguei o ônibus para a escola com as minhas amigas Ana Maria e Bia

A Ana que gosta de ir à janela pediu para a Maria trocar de lugar com ela a Maria que estava cheia de calor disse que preferia ficar onde estava ambas ficaram chateadas logo cedo

Li um cartaz que anunciava Feira de Livros Usados Vamos Mas ninguém me deu resposta, nem sequer a Bia Que começo de dia

Na escola aulas e apresentações de trabalhos Sim, não lembrava que a professora devolveria as provas corrigidas
Ninguém sai da sala até que eu termine de dizer o resultado de todos

Quando chegou a minha vez
Estou decepcionada
E entregando o meu teste completou Teve o melhor resultado da turma

Correção:

Acordei às oito e pouco da manhã (atrasada como sempre) e peguei o ônibus para a escola com as minhas amigas: Ana, Maria e Bia.

A Ana – que gosta de ir à janela – pediu para a Maria trocar de lugar com ela, a Maria – que estava cheia de calor – disse que preferia ficar onde estava; ambas ficaram chateadas logo cedo.

Li um cartaz que anunciava: Feira de Livros Usados. Vamos? Mas, ninguém me deu resposta; nem sequer a Bia. Que começo de dia!

Na escola, aulas e apresentações de trabalhos… Sim, não lembrava que a professora devolveria as provas corrigidas.
— Ninguém sai da sala até que eu termine de dizer o resultado de todos.

Quando chegou a minha vez:
— Estou decepcionada.
E entregando o meu teste completou: — Teve o melhor resultado da turma.

2. Em cada uma das frases abaixo há um sinal de pontuação incorreto. Corrija.

a) Vou comprar agora mesmo: protetor solar; água e fruta.
b) Preciso saber se você vai almoçar antes de sair?
c) Que susto;
d) Maria, você vem com a gente amanhã!
e) Como dizia a minha avó: mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Correção:

a) Vou comprar agora mesmo: protetor solar, água e fruta.
b) Preciso saber se você vai almoçar antes de sair.
c) Que susto!
d) Maria, você vem com a gente amanhã?
e) Como dizia a minha avó “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.