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Compreensão e interpretação de texto

Qual a diferença entre compreensão e interpretação de texto?

A compreensão de um texto é a análise e decodificação do que está realmente escrito, seja das frases ou das ideias presentes.

Já a interpretação de texto, está ligada às conclusões que podemos chegar ao conectar as ideias do texto com a realidade. É o entendimento subjetivo que o leitor teve sobre o texto.

É possível compreender um texto sem interpretá-lo, porém não é possível interpretá-lo sem compreendê-lo.

O que é compreensão de texto?

A compreensão de texto significa decodificá-lo para entender o que foi dito. É a análise objetiva e a assimilação das palavras e ideias presentes no texto.

As expressões que geralmente se relacionam com a compreensão são:

  • Segundo o texto…
  • De acordo com o autor…
  • No texto…
  • O texto informa que…
  • O autor sugere…

O que é interpretação de texto?

A interpretação do texto é o que podemos concluir sobre ele, após estabelecer conexões entre o que está escrito e a realidade. São as conclusões que podemos tirar com base nas ideias do autor. Essa análise ocorre de modo subjetivo e está relacionada com a dedução do leitor.

Existe uma ciência que estuda a teoria da interpretação, chamada de hermenêutica. Trata-se de um ramo da filosofia que explora a interpretação de textos em diversas áreas, como literatura, religião e direito.

Na interpretação de texto, as expressões geralmente utilizadas são:

  • Diante do que foi exposto, podemos concluir…
  • Infere-se do texto que…
  • O texto nos permite deduzir que…
  • Conclui-se do texto que…
  • O texto possibilita o entendimento de…

 

Questões comentadas com Gabarito

Questão 1

Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima” menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente”, explica.

Pode-se inferir do segmento “A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas” que:

a) algumas doenças psicossomáticas são originadas do descuido geral com a saúde, por falta de tempo e dinheiro;

b) o corre-corre da vida moderna é a causa do distanciamento do espiritual e do imediatismo;

c) atualmente há mais possibilidade do desenvolvimento de doenças psicossomáticas do que anteriormente;

d) a falta de cuidado espiritual traz como consequência o relaxamento com os valores materiais;

e) as doenças psicossomáticas surgiram a partir das atribulações da vida moderna.

Questão 2

A Prefeitura de São Paulo vai criar um manual para orientar funcionários de empresas de limpeza urbana sobre como proceder ao se depararem com grafites e pichações em muros públicos. Uma lei municipal proíbe inscrições em espaços públicos sem autorização. O problema é que obras autorizadas já foram apagadas por servidores da limpeza. Previsto para outubro, o documento tentará esclarecer funcionários da limpeza sobre o que deve ou não ser apagado. Os agentes passarão por um treinamento. A limpeza de grafites gerou constrangimento nas últimas duas gestões municipais.

Deduz-se do texto que:

a) os funcionários de limpeza urbana apagam todas as pichações.

b) os servidores da Prefeitura de São Paulo seguem a lei.

c) algumas pichações constrangedoras foram apagadas.

d) nem toda inscrição deve ser considerada vandalismo.

e) o treinamento vai ensinar como apagar as inscrições de rua.

Comentários e gabarito – Questão 1

No texto, encontra-se a seguinte informação: “a sociedade moderna com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade”.

Para identificar possíveis deduções, inicie resumindo mentalmente o entendimento do trecho. Resumir envolve organizar sintaticamente a frase, destacando apenas o essencial, como sujeito, verbo e complemento.

Em seguida, ao analisar as opções fornecidas pela banca, selecione aquela que contenha uma pista ou pressuposto para a dedução. 

É fundamental lembrar que uma inferência só será válida se houver um pressuposto no texto que a respalde. Caso contrário, não se trata de uma inferência, mas sim de uma extrapolação.

Ao mencionar que “a sociedade moderna fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade”, o autor sugere a possibilidade de um desenvolvimento mais acessível atualmente em comparação com o passado. 

Essa dedução está alinhada com o texto, embora seja fundamentada em um pressuposto específico, expresso pela ideia de “mais facilidade”.

Assim, a opção pela letra C como resposta é respaldada pela inferência feita a partir da leitura, já que a palavra “anteriormente” não está explicitamente no texto, mas é deduzida a partir do contexto.

As demais opções extrapolam as informações presentes no texto.

Gabarito: letra C.

Comentários e gabarito – Questão 2

Inicialmente, vamos sintetizar a interpretação do texto. Entendemos que será desenvolvido um manual para orientar os funcionários sobre como lidar com pichações em espaços públicos. Além disso, o texto indica a existência de espaços públicos com autorização para pichações e outros sem essa permissão.

Agora, busquemos a afirmação que pode ser deduzida com base em um pressuposto do texto. Lembre-se: apenas uma dedução é permitida, pois as demais extrapolaram ou contradizem as informações do texto.

A escolha recai sobre a opção D. Por quê? Podemos deduzir que nem toda inscrição deve ser considerada vandalismo, conforme mencionado na letra D. 

Esta dedução fundamenta-se em pressupostos presentes no texto, como quando menciona “o problema é que obras autorizadas já foram apagadas por servidores da limpeza”. Ao referir-se a “obras autorizadas”, implicitamente sugere que existem obras não autorizadas.

Outro pressuposto identificado no texto ocorre quando afirma que “o documento tenta esclarecer funcionários da limpeza sobre o que deve ou não ser apagado”. Esse trecho sugere que nem toda pichação é considerada vandalismo.

Gabarito: letra D.

Dicas para melhorar sua compreensão e interpretação de textos verbais

  1. Analise o enunciado com atenção;
  2. Marque as palavras-chave do enunciado;
  3. Faça a primeira leitura do texto;
  4. Releia o texto, destacando os tópicos-frasais de cada parágrafo, ou seja, as ideias principais;
  5. Marque os trechos e as palavras que geraram dúvidas.
  6. Pratique com questões!

Além disso, existem palavras que devem receber uma atenção especial, uma vez que são fundamentais para a assimilação das ideias do texto: conjunções, preposições, sinais de pontuação e palavras negativas. Confira alguns exemplos abaixo:

Conjunções

  • Aditivas: e, nem, mas também, como também, bem como;
  • Adversativas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto;
  • Alternativas: ou…ou, ora…ora, quer…quer, já…já;
  • Conclusivas: logo, portanto, por isso, assim;
  • Explicativas: porque, pois, porquanto, que;
  • Proporcionais: à medida que, à proporção que, ao passo que;
  • Temporais: quando, enquanto, desde que, logo que, assim que;
  • Causais: porque, como, uma vez que, visto que, já que;
  • Concessivas: embora, ainda que, mesmo que, apesar de;
  • Condicionais: se, caso, desde que;
  • Conformativas: conforme, segundo, de acordo com, como;
  • Comparativas: como, tão… como, do que;
  • Finais: para que, a fim de que, que;
  • Consecutivas: que, de forma que.

Preposições

  • Essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por,
  • sem, sob, sobre e trás;
  • Acidentais: afora, como, consoante, conforme, durante, exceto, fora, mediante, salvo, senão, visto, segundo.

Sinais de pontuação

  • Ponto ( . )
  • Dois pontos ( : )
  • Reticências ( … )
  • Parênteses ( )
  • Ponto de exclamação ( ! )
  • Ponto de interrogação ( ? )
  • Vírgula ( , )
  • Ponto e vírgula ( ; )
  • Travessão ( — )
  • Aspas ( “ ” )

Compreensão e interpretação de textos não verbais e mistos

A linguagem não verbal também é frequentemente cobrada em concursos. Para isso, são utilizados diversos signos visuais, como imagens e figuras. Já um texto misto possui tanto recursos verbais quanto não verbais.

Para compreender e interpretar um texto não verbal ou misto, é preciso levar cinco fatores em consideração: desenhos, cores, símbolos, gestos e expressões fisionômicas. Veja abaixo um exemplo de como podem ser cobradas a compreensão e interpretação de textos não verbais ou mistos em questões de concurso:

Questão 1

Os emojis foram criados em 1999 pelo designer japonês Shigetaka Kurita com o intuito de aprimorar a comunicação da população japonesa. Sobre essa linguagem é correto afirmar:

a) Os emojis complementam a linguagem verbal expressando as emoções dos emissores da mensagem.
b) Os emojis utilizam a linguagem mista em que há o uso da linguagem verbal e não verbal.
c) os emojis representam uma linguagem verbal expressa por diversas figuras.
d) Os emojis são sempre utilizados com os emoticons, outro tipo de linguagem não verbal.
e) os emojis são essencialmente uma comunicação linguística expressa pela ordem das palavras.

Questão 2

Segundo a tirinha acima, é INCORRETO afirmar:

a) As linguagens verbal e não verbal são utilizadas pelas duas personagens.
b) Somente a Susanita que utiliza a linguagem não verbal quando levanta o dedo.
c) A linguagem verbal é representada pelas falas das personagens.
d) A linguagem não verbal envolve as expressões e os movimentos das personagens.
e) Em todos os quadros temos o uso da linguagem verbal e não verbal.

Questão 3

I. Apresentações teatrais e de dança utilizam, exclusivamente, a linguagem não verbal.
II. As esculturas são uma forma artística de comunicação não verbal.
III. As revistas e os jornais são exemplos de meios que utilizam a linguagem verbal e não verbal.

Segundo as afirmações acima, está (ão) correta (s)

a) somente a I
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) I, II e III

Questão 4

Sobre a história em quadrinhos acima, podemos afirmar que:

a) A linguagem verbal pode ser dispensada sem que o sentido da mensagem se altere.
b) A linguagem não verbal é utilizada no segundo e no último quadro.
c) A linguagem não verbal é a mais importante, pois auxilia no entendimento da mensagem.
d) A linguagem mista é utilizada no último quadro da sequência narrativa.
e) A Mônica, que está tirando a foto, é a única que usa a linguagem verbal.

Gabaritos

Questão 1

Alternativa correta: a)

Os emojis complementam a linguagem verbal expressando emoções dos emissores da mensagem.

Os emojis são pictogramas ilustrados muito utilizados nas conversas virtuais. São exemplos de linguagem não verbal que complementam a linguagem verbal, uma vez que expressam as emoções dos emissores.

Já os emoticons são pictogramas criados por sinais de pontuação, números e caracteres especiais, por exemplo: 🙂 🙁 :o.

Da mesma forma que os emojis, eles complementam a linguagem verbal, no entanto, não são utilizados juntos.

Questão 2

Alternativa correta: b) Somente a Susanita que utiliza a linguagem não verbal quando levanta o dedo.

As histórias em quadrinhos, as tirinhas, os cartoons e as charges são exemplos de linguagem mista (ou híbrida), onde temos a união da linguagem verbalizada e dos signos visuais.

Na tirinha acima, ambas as personagens utilizam as linguagens verbais (falas) e não verbais (expressões faciais e corporais). Por isso, a alternativa incorreta é a letra e, que afirma que somente a Susanita utiliza a linguagem não verbal.

Questão 3

Alternativa correta: d) II e III

Na linguagem não verbal utiliza-se signos visuais, os quais são constituídos de imagens. Um exemplo dessa modalidade são as esculturas, as pinturas, as apresentações de dança, etc.

Já na linguagem mista (ou híbrida) as duas modalidades se unem (a linguagem verbalizada e imagética), como, por exemplo, nas apresentações teatrais em que temos as falas das personagens e seus movimentos corporais e expressões faciais.

Outros exemplos de linguagem mista são os jornais e as revistas em que temos matérias e notícias escritas acompanhadas de imagens.

Questão 4

Alternativa correta: e)

A Mônica, que está tirando a foto, é a única que usa a linguagem verbal.

As histórias em quadrinhos são exemplos da linguagem mista, onde as comunicações verbal e não verbal coexistem. Na imagem acima, os três primeiros quadros indicam a existência de ambas as linguagens, no entanto, somente a Mônica utiliza a linguagem verbal, a qual é expressa por palavras.

No último quadro, a linguagem utilizada é essencialmente a não verbal, manifestada pelos movimentos corporais e expressões faciais de todos os personagens.

Note que na história, a linguagem verbal é fundamental, pois foi a partir dela que as ações seguintes se consolidaram. Ou seja, com a fala da Mônica “olha o passarinho”, os três garotos expressam os movimentos no último quadrinho.

 
 

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